sábado, 26 de janeiro de 2008

Sopas de legumes – A Base

Como todos nós queremos ser saudáveis e resistir ao maior número de doenças, que andam por aí à espera, de um momento de fraqueza da nossa imunidade, para atacarem, há que tentar organizarmo-nos e orientar os nossos hábitos no sentido de atingirmos um melhor estado de saúde.Uma alimentação saudável será meio caminho andado. Contudo, nem sempre é fácil comer correctamente se não nos organizarmos. Se me é permitido dar um conselho, comece por tomar um bom pequeno-almoço, que deve ser preparado de véspera para não haver perdas de tempo de manhã, que temos tanto soninho...De manhã a sua dieta deverá incluir cereais (flocos de cereais, de preferência integrais, a que poderá juntar duas nozes, duas amêndoas, 4 a 5 passas de uva, ou uma carcaça de pão de mistura, barrada com uma gordura vegetal) leite ou iogurte que poderão ser misturados nos flocos ou ingeridos isoladamente. Muito importante é a inclusão de uma peça de fruta, que poderá ser ingerida enquanto vai a caminho do seu trabalho.À hora de almoço e jantar como entrada coma uma sopinha e como sobremesa prefira a fruta.Não se esqueça de merendar e coma uma maçã ou um iogurte com ½ carcaça de pão, assim manterá os níveis de açúcar no sangue e não terá tanto apetite ao jantar. Se ao deitar sentir fome beba um copo de leite. A sopa poderá ser feita utilizando uma base, que pode congelar em pequenas porções, e a que poderá juntar, posteriormente, os legumes que tiver disponíveis, no frigorífico ou congelador.

Ingredientes:
1 batata, do tamanho de 1 ovo, por cada litro de água
50 gr de abóbora por cada litro de água
1 cabeça de nabo
1 cebola
3 dentes de alho
1 cenoura por litro de água
1 gorgete (opcional)

Confecção: misture todos os ingredientes com a água e coza durante cerca de 20-30 minutos após a fervura. Depois de cozidos os legumes deverão ser transformados em creme com a ajuda da varinha mágica. Distribua o creme por recipientes mais pequenos e congele. A esta base poderá juntar espinafres, frescos ou congelados, agrião, nabiça couve, cogumelos frescos ou congelados, bróculos, couve-flor, alface, alho francês ou outro legume que tenha disponível. Se usar legumes congelados o tempo de cozedura é muito menor!
Tempere com sal a gosto e azeite. Este deve ser posto quando o lume estiver apagado, para não perder as suas qualidades.

Sugestão: quando fizer sopa de agrião ou espinafres não deite os caules das folhas fora. Lave-os muito bem, junte-os num molho e corte-os em pedacinhos que irá juntar aos outros ingredientes da base da sopa. Assim a sua sopa ficará com mais fibras e o seu intestino agradece!

Ingrediententes utilizados


Ingredientes a cozer


uma vez cozidos, colocar a varinha mágica

colocar espinafres depois de feita a base

colocar um pouco de azeite

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa, também é a minha base das sopas, para lhe dar um gostinho junto-lhe um caldo de carne ou então um pedacito da presunto.
Adiante, necessito, é de uma dica muuuuuitto básica... arroz... solto... não há maneira de atinar, ele é com e sem forno, e nada, help!!!

Maria Helena Carmona disse...

Na minha receita: caril de tamboril vem uma receita de arroz branco, se a seguir verá como faz um arroz soltíssimo
As minhas saudações. H.C.