segunda-feira, 7 de abril de 2008

Bacalhau Espiritual

Como boa portuguesa, que sou, adoro “o nosso fiel amigo”, bacalhau, e hoje deixo-vos a minha versão do chamado “ bacalhau espiritual”.

Ingredientes:

1 - 4 postas de bacalhau, do lombo, demolhado (pode ser congelado, cerca de 900 gr)
2 - 3 cebolas grandes, picadas.
3 - 4 cenouras grandes em tirinhas. Nos supermercados há caixas com a cenoura em tirinhas, que habitualmente é usada em salada.
4 - 2 bolas de pão de mistura, cortadas em pedaços
5 - 3 dentes de alho, picados
6 - 2 folhas de loureiro, sem o veio central
7 - 60 ml de azeite
8 - 250 ml de leite magro
9 - sal, pimenta e 4 pés de coentros picados
10 - 1 litro de molho bechamel
11 - pão ralado
12 - ½ limão



Confecção:

Coloque o bacalhau ao lume com o leite. Deixe ferver, durante 5 minutos. Em seguida apague o lume, tape o tacho e deixe ficar 5 minutos.


Entretanto ponha em lume, brando, outro tacho com o azeite, as cebolas e os alhos. Mexa de vez enquanto e quando a cebola estiver transparente junte a cenoura e o loureiro. Envolva tudo bem e deixe cozer cerca de 5 minuto com o tacho tapado







Retire o bacalhau do leite e junte este ao pão para o amolecer. Limpe o bacalhau de peles e espinhas, desfaça-o em lascas, junte-o à cenoura e à cebola e envolva tudo muito bem e deixe estar ao lume mais 5 minutos. Por fim, apague o lume, retire as folhas de loureiro e junte o pão, depois de o ter esmagado com um garfo. Torne a envolver tudo e tempere com pimenta e sal, se necessário.

Prepare um litro de molho bechamel (ver receita de esparguete no forno) tempere com sumo de meio limão, pimenta e os coentros picados. Junte metade deste molho ao preparado de bacalhau, envolva tudo muito bem e deite num tabuleiro que possa ir ao forno. Cubra com o restante molho e polvilhe com pão ralado.







Vai ao forno, a 220º, cerca de 30 minutos para alourar e sirva acompanhado de uma salada de alface.


Sem comentários: