terça-feira, 18 de março de 2008

Arroz de Polvo

O polvo é um cefalópode que pode ser cozinhado de diferentes maneiras. Pode ser cozido, acompanhado com grelos, frito em filetes, assado no forno e ainda em arroz. Há muitas maneiras de cozer o polvo. A que eu uso para fazer a receita de hoje, arroz de polvo malandrinho, consiste em cozer o polvo em vinho tinto e água em partes iguais.

Arroz de polvo:
Ingredientes:

1 - Um polvo de cerca de 2 Kg., congelado
2 - ¼ de litro de vinho tinto
3 - ¼ de litro de água
4 - 1 lata de tomate pelado das pequenas
5 - 1 cebola picada
6 - 3 dentes de alho
7 - um raminho de coentros
8 - 2 ½ chávenas de chá de arroz agulha
9 - azeite, suficiente para cobrir o fundo do tacho

Confecção:

Coloque o polvo numa panela e cubra-o com vinho tinto e água em partes iguais, sem sal. Tape a panela e 20-30 minutos após o começo da fervura o polvo está cozido. (espete um garfo no polvo e se ele penetrar facilmente o polvo está cozido)




Depois de cozido, retire o polvo da água, corte-o em pedaços pequenos e guarde-o assim como a água da cozedura.


A seguir ponha um tacho, com o fundo coberto com uma camada fina de azeite, as cebolas e o alho, ao lume a refogar. Quando a cebola estiver transparente junte o tomate picado e o sumo, respectivo, e deixe apurar um pouco.






Junte a água da cozedura do polvo à qual adicionou água (a quantidade de água para cozer o arroz deve obedecer à seguinte correspondência: para uma chávena de arroz, três de água). Deixe ferver, prove e se for necessário junte um pouco de sal. Quando estiver a ferver junte o arroz (mexa para espalhar bem o arroz) e deixe cozer durante 12-15 minutos, com o tacho tapado e em lume forte.





Depois de o arroz estar cozido, desligue o fogão, junte o polvo, os coentros e mexa com uma colher de pau, para espalhar uniformemente o polvo pelo arroz.




Para o arroz não continuar a cozer, coloque-o numa travessa e sirva-o imediatamente.

sábado, 1 de março de 2008

Miga de Peixe com Poejo

As ervas aromáticas são ingredientes culinários que podem modificar uma receita banal num prato delicioso. Além disso, as ervas aromáticas, têm a vantagem de podermos diminuir a quantidade de sal nos cozinhados, em que são usadas, o que é muito saudável.
Hoje vou deixar-vos uma receita, antiga, do tempo da minha avó e que aprendi com a minha mãe, em que uma erva aromática, o poejo, tem um papel muito importante. Os poejos existem no campo, perto de rios, ribeiras ou riachos. Na minha aldeia, na Beira Baixa, muitas pessoas, principalmente as mais idosas, têm no seu quintal poejos, hortelã, coentros, salsa, etc. Nas cidades, não é muito fácil encontrar poejo, mas, ultimamente, tenho visto nalgumas grandes superfícies pequenos vasinhos com pés de poejo. Esta erva aromática pode ser utilizada fresca ou seca. Se num passeio, pelo campo, encontrar esta erva, com aroma tão característico, pode colher um ramo e pendurá-lo num lugar seco e escuro para secar. Assim, poderá ter sempre à mão o poejo.
A receita de hoje é feita, habitualmente, com peixe do rio que tem, em geral, muitas espinhas. Para ultrapassar este inconveniente podemos utilizar perca, um peixe de rio, actualmente, muito vulgar e que tem poucas espinhas. Também pode usar corvina ou garoupa.

Ingredientes:

1- 2 postas grandes de perca
2- 400 gr. de tomate pelado
3- 3 cebolas, cortadas às rodelas
4- 3 dentes de alho, picados
5- 400 gr de pão alentejano, comprado de véspera, e cortado em fatias fininhas
6- 4 a 5 pés de poejo
7- 1 malagueta (opcional)
8- 1 colher de chá com colorau
9- azeite para cobrir o fundo tacho (camada fina)
10-sal qb

Confecção:

Num tacho, largo e alto, deite o azeite, as cebolas e os alhos e ponha a refogar, em lume médio, até a cebola ficar transparente. Em seguida, junte o tomate, a malagueta, o colorau e o sal e deixe apurar durante cerca de 10 minutos.


Depois, junte água suficiente para preencher ¾ da capacidade do tacho e os pés de poejo e rectifique o sal.


Quando começar a ferver junte o peixe que deverá cozer em cerca de 10 minutos.


Retire o peixe e, quando a temperatura dele o permitir, retire-lhe a pele e as espinhas e coloque-o por cima do pão que deverá estar num recipiente que possa ir à mesa


Retire o poejo da água e verta esta para dentro da taça que tem o pão e o peixe


Finalmente pode levar a taça para a mesa e saborear a miga de peixe