domingo, 18 de maio de 2008

Tigeladas da Beira Baixa

Durante a minha infância não havia festa, boda ou baptizado em que a tigelada e o arroz-doce não fizessem parte da ementa das sobremesas. Assim, fui-me habituando à azáfama dos dias que antecediam as festas, quando a minha Mãe e outras mulheres se juntavam à volta do forno da Tia Ana Gomes, onde coziam as broas de mel e de açúcar, os biscoitos, os esquecidos, as cavacas e as tigeladas. Para mim era uma alegria, pois nesses dias, em que felizmente não existia o rapador “Salazar”, eu andava num rodopio a lamber os alguidares das broas e do merengue, que tinham sido escrupulosamente rapados pelas doceiras. Só a Tia Martinha, que por acaso não tinha filhos, é que me dava o batedor das claras, em cobre, repleto de merengue para que me saciasse e enjoasse.
Verdade seja dita, durante semanas a fio não podia ver doces na minha frente!
As tigeladas eram feitas em tachos de barro, os caçolos, e cozidas em fornos de lenha.


Tigeladas da Beira Baixa
Ingredientes:
1 - 10 ovos
2 - 1 litro de leite gordo
3 - 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
4 - 1/2 colher de sopa de farinha maizena
5 - raspa de casca de uma laranja
6 - 1/2 colher de café de erva-doce moída
7 - 1 colher de chá de canela
8 - 6-8 colheres de sopa de açúcar





Confecção:

Bata os ovos inteiros a que juntou a raspa da laranja, a canela e a erva-doce, com uma batedeira eléctrica, durante cerca de 2 minutos. Adicione o açúcar e as farinhas, dissolvidas num pouco de leite e misture bem. Por fim junte o resto do leite e bata mais um minuto.
Verta este preparado em 2 tachos de barro e leve ao forno, pré-aquecido, a 220º a cozer durante cerca de 45-60 minutos (durante a cozedura, pode ver-se a tigelada a ferver e a aumentar de volume. Quando o volume diminuir, a tigelada está pronta).Sirva fria.















segunda-feira, 5 de maio de 2008

Farófias no Micro-Ondas

Quando eu era criança as sobremesas, particularmente os doces, não faziam parte da ementa das nossas refeições diárias. Habitualmente estavam reservadas para ocasiões especiais e provavelmente por isso a nossa população não estava tão gordinha...
Uma das sobremesas que eu adorava comer nas festas, lá de casa, eram as farófias. Estas, no universo dos maravilhosos doces portugueses, até nem são muito calóricas e um docinho de vez enquanto não faz mal a ninguém. Como já calcularam, a receita de hoje é de farófias. Mas como o propósito deste blog é o de cozinhar sem trabalho, esta receita é, em parte, feita no micro-ondas o que a simplifica muito.


Farófias no micro-ondas

Ingredientes:

1 - 6 ovos
2 - 1 litro de leite
3 - 1 casca de laranja
4 - 1 colher de sopa de farinha de trigo
5 - 1 colher de sopa de farinha maizena
6 - 6 colheres de sopa de açúcar
7 - canela em pó


Confecção:

Batem-se as claras em castelo bem firme (junte duas a três gotas de limão às claras antes de as bater).





Num prato raso coloque 4 colheradas de claras, em cruz, e leve ao micro-ondas, durante 1 minuto na intensidade máxima. Coloque as farófias numa taça que vá à mesa.





Quando terminar esta tarefa, coloque ao lume um tacho com ¾ de litro de leite e a casca de laranja. Numa tigela grande misture as gemas com as farinhas e junte aos poucos ¼ de litro de leite de modo a obter uma mistura homogénea. De seguida adicione o leite que está lume, mexendo sempre com uma colher. Deite a mistura, novamente no tacho e leve ao lume mexendo sempre até ferver.
Apague o lume e junte as 6 colheres de sopa de açúcar e mexa até este se dissolver.












Verta o conteúdo do tacho na taça das frófias e polvilhe com canela. Leve ao frigorífico.