domingo, 19 de outubro de 2008

Coxas de Frango com Tomilho

Na receita de hoje, uso o tomilho para dar um toque mais requintado ao frango de fricassé. Como já disse a propósito de outra receita, as ervas aromáticas têm a vantagem de podermos reduzir o sal quando as utilizamos. Por isso, na receita de hoje aconselho que ponha menos sal do que habitualmente.


Coxas de frango com tomilho

Ingredientes:
8 coxas de frango
3 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de folhas de tomilho
60 ml de azeite
250 ml de vinho branco
250 ml de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
4-5 pés de salsa
sumo de meio limão pequeno
2 gemas de ovo
100 ml de substituto vegetal de natas
pimenta e sal q.b.

Confecção:

















Cubra o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Quando o azeite estiver quente introduza as coxas de frango e tempere com o tomilho sal e pimenta. Deixe as coxas dourarem dos dois lados

















Em seguida retire as coxas e guarde. Introduza as cebolas e os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione a farinha e mexa bem com uma colher de pau. Verta para o tacho o vinho e a água mexa, novamente. Quando estiver a ferver junte as coxas de frango, tape o tacho e deixe ferver entre 20-30 minutos, até o frango estar cozido.
Entretanto, misture as gemas de ovo com o sumo do limão, junte a salsa e o substituto de natas.































Quando as coxas, estiverem cozidas, retire um pouco do molho do tacho e misture ao preparado anterior, mexendo bem, e verta no tacho mexendo bem. Deixe ferver 2-3 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.