quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Arroz de peixe


O arroz de peixe é um prato muito saboroso que requere, na sua confecção, um peixe que não fique mole após a cozedura e um tacho de diâmetro acima de 32 cm, para que o arroz fique cozido e bem soltinho. Os peixes que eu gosto mais para confeccionar este prato são o tamboril e a maruca. Com este último peixe fica excelente.

Ingredientes para seis pessoas:
5 postas com cerca de 200gr, cada, de maruca congelada. Descongele previamente.
500gr de camarão cozido
2 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho, cortados às tirinhas
1/2 pimento, vermelho ou amarelo, cortado às tiras
400-500gr de tomate maduro, sem pele e cortado aos pedaços
7-8 pés de coentros picados
1 malagueta (opcional)
sal, pimenta e azeite virgem
2 chávenas de 200ml com arroz agulha

Confecção:
Cubra o fundo do tacho com uma camada fina de azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e o pimento e leve ao lume, médio, a refogar.

Quando a cebola estiver transparente, junte o tomate e deixe cozer em lume médio durante cerca de 10 minutos. Em seguida triture o guisado, adicione uma chávena de água e quando levantar fervura junte a maruca e tempere com sal e pimenta. Se quiser adicione, então, a malagueta. Deixe cozer cerca de 10-12 minutos.


Enquanto a maruca coze, descasque os camarões e reserve as cabeças, no copo da trituradora, às quais juntou um pouco de água. Triture as cabeças e passe por um coador, se for necessário junte mais água de modo a tirar todo o suco às cabeças.

Quando a maruca estiver cozida retire-a do lume e apague este. Limpe o peixe de peles e espinhas, divida-o em pedaços e reserve junto com o camarão.





Junte ao líquido onde cozeu o peixe o suco das cabeças de camarão diluído em água, totalizando um volume equivalente a cinco chávenas das de arroz. Deixe levantar fervura, rectifique o sal e adicione o arroz, agulha, mexendo bem com uma colher. Deixe cozer em lume médio cerca de 12 minutos. Apague o lume, junte o peixe, o camarão e os coentros, envolvendo tudo muito bem. deixe repousar 3 minutos, verta o peixe num prato fundo e sirva de imediato.


Nota: o arroz não deve esperar devendo ser posto a cozer 15 minutos antes do início da refeição


Sem comentários: