quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bacalhau frito à moda da mãe Isabel


Esta receita de bacalhau é muito agradável e fácil de confeccionar. Pode ser acompanhada por migas de grelos, puré de batata, batata cozida, ao murro ou, ainda, frita às rodelas fininhas, grelos ou bróculos cozidos.
Ingredientes:(4 pessoas)
4 lombos de bacalhau demolhado e congelado
2 claras de ovos
8 dentes de alho, grandes, esmagados
pão ralado q.b.
1 cebola grande cortada às rodelas
azeite suficiente para cobrir o fundo do tacho


Confecção:
Quando o bacalhau, ainda, não estiver completamente descongelado corte cada um dos lombos em dois, no sentido horizontal, e deixe descongelar completamente. Coloque um tacho, com um diametro que permita cozinhar os lombos de uma só vez, com azeite e os dentes de alho esmagados ao lume. Seque, com um pano, o bacalhau, passe por clara de ovo e de seguida por pão ralado e ponha a fritar no tacho. Volte os lombos para corarem bem dos dois lados.
Retire o bacalhau, com cuidado, para um prato que possa ir à mesa e frite a cebola, depois de previamente passada por clara de ovo e pão ralado, no tacho onde fritou o bacalhau. Retire os dentes de alho antes de fritar a cebola e coloque esta, depois de frita, em cima do bacalhau.



1 comentário:

Sónia Meirinho disse...

eu adoro esse bacalhau. em casa nunca fiz no entanto já comi várias vezes em restaurantes servido com batatas fritas às rodelas e é de comer e chorar por mais!! simplesmente uma delicia de receita. adorei.beijinhos