terça-feira, 31 de março de 2009

Feijoada vegetariana


Se gosta de uma feijoada, mas tem problemas com a ingestão de gorduras ou acha que é um pitéu muito pesado, então experimente esta receita e diga-me o que achou.




Ingredientes:
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
4 cenouras grandes, cortadas às rodelas
2 tomates maduros
1/2 pimento vermelho cortado às tiras
1 malagueta
1 couve coração pequena
500 gr. de cogumelos cortados em fatias grossas ou inteiros se forem pequeninos
100 ml de azeite virgem
2 frascos de feijão manteiga cozido
2 colheres de sopa rasas de cominhos
sal e pimenta a gosto

Confecção:
Num tacho grande deite o azeite, a cebola, os alhos, a cenoura, o louro e o pimento e leve ao lume. Misture bem, estes ingredientes, e deixe ferver durante 5-7 minutos com o tacho tapado.


Em seguida junte a couve, cortada em tiras de cerca de 2 cm, e os cogumelos, muito bem lavados, tape o tacho e deixe cozer durante cerca de 20 minutos, em lume médio.



Por fim, junte o tomate, finamente picado, o feijão, a malagueta, os cominhos, a pimenta e o sal. Envolva tudo muito bem e deixe apurar durante mais 5-10 minutos.

Bom apetite!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Tarte de framboesa com requeijão



Ingredientes:
1 pacote de gelatina de framboesa ou de morango
250ml de água
125 gr. de framboesas
200 gr. de requeijão magro
2 dl de natas para bater
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
1 embalagem de massa quebrada congelada


Confecção:
Descongele a massa de acordo com as instruções da embalagem e forre uma forma de tarte. Com a ajuda de um garfo pique o fundo da tarte e leve ao forno (200ºC) até a tarte ficar dourada. Retire do forno e faça o recheio. Dissolva a gelatina em 250ml de água a ferver e deixe arrefecer um pouco. Junte o requeijão, esmagado com um garfo, as framboesas liquefeitas, pela varinha, e as natas batidas. Por fim, envolva este preparado com as claras batidas em castelo bem firme com 2 colheres de sopa de açúcar.Deite este preparado na tarte e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.








Dica: pode deitar este preparado numa taça grande ou em tacinhas, se não gostar de tartes, e obtém uma belíssima mousse de framboesa, óptima para o tempo quente

Cogumelos assados no micro-ondas


Esta receita pode servir como entrada ou como acompanhamento de carne assada ou grelhada ou, ainda, peixe.



Ingredientes:

cogumelos (escollha cogumelos grandes), um a dois por pessoa.
natas de soja
orégãos
sal e pimenta





Confecção:
Lave os cogumelos muito bem e retire-lhes os pés. Num prato de ir ao micro-ondas, coloque os cogumelos com a campânula virada para cima e verta nesta as natas. Tempere com sal, pimenta e orégãos. Coloque o prato no micro-ondas regulado para a potência máxima e deixe cozer cerca de 1-2 minutos por cogumelo. Sirva quente.






Salmão com molho normando



Ingredientes (4 pessoas):

4 postas de salmão fresco
1/2 litro de água
1.5 dl de vinho branco
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena
4 pés de coentros
2 folhas de lour0
sal e pimenta a gosto

Molho normando:

1 colher de sopa de manteiga ou de margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 dl de leite magro
1 colher de sopa de caril
1 colher de sopa de natas de soja
1 gema de ovo
raspa e sumo de limão
sal e pimenta a gosto

Confecção:
Coloque ao lume um tacho com a água, o vinho, os alhos, a cebola, os coentros, louro e tempere, a gosto, com sal e pimenta. Quando a água ferver introduza o salmão e deixe cozer, após levantar novamente fervura, durante cerca de dez minutos. Depois de cozido, coloque o salmão num prato de ir à mesa e cubra com o molho normando, que deverá ser feito previamente. Sirva acompanhado de arroz branco, solto. Se quiser o seu prato mais requintado pode cobrir o salmão com cebolinho picado e junte-lhe um cogumelo grande assado e 3 a 4 gambas cozidas, Veja receita, dos cogumelos assados.






Confecção do molho normando:

Coloque ao lume um tacho com a manteiga e quando, esta, estiver derretida junte-lle a farinha de trigo e mexa muito bem com uma colher. Em seguida junte o leite, continuando sempre a mexer até levantar fervura. Retire do lume e junte os restantes ingredientes, misturando tudo muito bem. Se o molho tiver grumos desfaça-os com a trituradora.




segunda-feira, 23 de março de 2009

Lulas recheadas

Ingredientes:1 Kg de lulas congeladas limpas
3 cebolas, picadas
2 dentes de alho, picados
1 lata grande de tomate pelado
1 pimento vermelho
2 gemas de ovos
100 gr. de fiambre
½ limão
azeite, pimenta, sal e coentros




Confecção:
Prepare o recheio das lulas levando ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e ½ cebola picada. Quando esta estiver transparente adicione os tentáculos e membranas das lulas, finamente picados, e o fiambre. Tempere com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Por fim junte as gemas de ovos e os coentros picados e retire do lume.




Recheie as lulas e feche a abertura com um palito. Depois de recheadas coza em molho de tomate, feito com as cebolas o tomate o pimento e o alho refogados em azeite. Este molho deve ser triturado, antes da introdução das lulas, e temperado com sal e pimenta a gosto. Sirva com arroz branco, solto.






sábado, 21 de março de 2009

Coelho com feijão branco

Ingredientes:
½ coelho (abdómen e patas traseiras) cortado em pedaços para guisar
azeite suficiente para cobrir o fundo do tacho
2 cenouras raspadas (use a parte mais larga do raspador)
½ pimento vermelho cortado às tiras
2 cebolas, grandes, cortadas às rodelas
3 dentes de alho, picados
2 folhas de loureiro
250 ml de vinho branco
250 ml de água
2 frascos de feijão branco cozido
1 colher de chá de colorau
1 colher de sobremesa, rasa, de cominhos
sal q.b.






Confecção:
Ponha ao lume um tacho com o azeite e o coelho. Com uma colher de pau vá voltando o coelho até este ficar com uma cor esbranquiçada.







Junte a cebola, os alhos, a cenoura, o pimento, as folhas de loureiro, o vinho e a água. Tempere com sal e deixe cozer em lume brando cerca de 1 hora, com o tacho tapado. Agite o tacho de vez enquanto.









Quando o coelho estiver cozido junte o feijão branco, os cominhos e o colorau. Mexa e deixe apurar uns minutos.




Açorda de Feijão

Em Portugal temos várias receitas de açorda. Algumas são servidas como prato principal, como acontece com a açorda de marisco, e outras servem para acompanhar outros pratos, como a açorda de coentros. A receita de hoje versa sobre uma açorda de feijão, que eu só vi fazer à minha mãe. Pode servir como prato principal pois é bastante calórica e contém bastantes proteínas vegetais. A minha mãe usava-a para acompanhar “jaquinzinhos” ou outro peixe frito.


Açorda de feijão
Ingredientes:

1 frasco de vidro de feijão manteiga cozido
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 folhas de loureiro
1 colher de sopa de sumo de limão
4 bolas de pão de mistura, da véspera, cortadas em fatias finíssimas
30 ml de azeite
1 colher de chá de pimentão-doce em pó
sal para temperar
1 malagueta (opcional)





Confecção:

Desfaça o feijão em puré, com a ajuda da varinha mágica (Junte 3 frascos do feijão com água para ser mais fácil a redução a puré). Use um coador para coar o puré e no final, se for necessário adicione água de modo a obter 1,5 litros.Num tacho coloque o azeite com a cebola e os alhos, ao lume, a refogar. Quando a cebola estiver transparente junte o puré de feijão, o pimentão-doce, o louro, a malagueta e o sumo de limão. Tempere com sal e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. De seguida vá juntando aos poucos o pão. Com a ajuda de uma colher de pau, vá cortando o pão em pedacinhos, até obter a consistência desejada. Esta açorda deve ficar um pouco líquida, porque à medida que arrefece vai ficando mais espessa. Antes de introduzir o pão retire a malagueta e as folhas de loureiro