terça-feira, 2 de junho de 2009

Laranjas de gelatina

As sobremesas de gelatina são muito apreciadas pelas crianças e como os olhos comem mais que a barriga esta receita faz sempre um imenso sucesso, nas festas dos mais pequenos.


Ingredientes:
5 laranjas grandes
1 embalagem de gelatina de laranja

Confecção:
Corte as laranjas ao meio e com a ajuda de uma faca e uma colher retire-lhes a polpa. Aproveite o sumo e confeccione a gelatina de acordo com as normas de preparação da embalagem, substituindo a água pelo sumo das laranjas. Se o sumo não for suficiente adicione-lhe água.




Verta a gelatina nas metades das laranjas e leve ao frigorífico para solidificar. Quando estiver solidificada, com a ajuda de uma faca bem afiada, corte as metades das laranjas , verticalmente, em duas metades.



Bolo de anos da Carlota

A Carlota é a minha querida netinha, que nasceu há dois anos, no dia dedicado às crianças de todo o mundo. Como "avó babada," que sou, quis colaborar na festa fazendo duas sobremesas.







Carlota, através deste blogue, poderás fazer com esta receita um bolo para alguém que tu gostes muito e decorá-lo com o mesmo amor com que a avó Lena e o avô Luis Vicente decoraram o bolo do teu 2º aniversário!





Ingredientes:
2o0 gr de miolo de amêndoa moída na picadora
7 ovos
250gr de açúcar
margarina para untar forma
2 embalagens de natas de 200ml
50gr de açúcar em pó
fios de ovos para decorar (200gr)
1 embalagem de massapão, tricolor (à venda nos hipermercados)
1 embalagem de corante para culinária
Confecção:
Aqueça o forno do fogão a 180ºe em seguida inicie a confecção do bolo batendo bem as gemas dos ovos com o açúcar, até obter uma mistura esbranquiçada. Bata as claras em castelo e junte alternadamente com a amêndoa moída ao preparado anterior. Deite a massa numa forma, sem buraco untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno a cozer durante cerca de 45 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer. Corte o bolo, horizontalmente, em duas metades e recheie com chantilly. Decore conforme a foto ou de acordo com a sua imaginação.