quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tarte de cenoura com requeijão ( duas receitas )

Durante estas férias almocei num restaurante, da Beira Interior, onde pude saborear uma deliciosa tarte de cenoura. Pedi à autora da sobremesa se me dava a receita, para publicar neste blogue, mas, devido a segredos do ofício, não me foi facultada. Como gosto de desafios, comecei a tentar fazer a receita e obtive duas sobremesas deliciosas que passo a expor.

Receita de tarte de cenoura com requeijão-I
Ingredientes:
1 embalagem de requeijão magro (170 gr.)
1 lata de leite condensado magro
350 gr. de cenoura
2 colheres de sopa de farinha maizena
4 ovos inteiros
raspa de casca de laranja
1 colher de café com canela




Confecção:Descasque as cenouras, corte-as às rodelas, coloque tudo dentro de um tacho, cubra com água e leve ao lume a cozer (cerca de 10 minutos após o início da fervura). Depois de cozidas reduza a puré, com a ajuda de uma trituradora. Num recipiente, bata, levemente, os ovos inteiros e junte o leite condensado, a farinha maizena, a raspa da laranja, a canela, o requeijão esmagado com um garfo e o puré de cenoura, misturando tudo muito bem. Verta este preparado numa forma de silicone ou numa de tarte de fundo amovível, forrada com papel vegetal untado com margarina. Leve ao forno a 180º durante 35 - 40 minutos .



Tarte de cenoura com requeijão-II
Ingredientes:
500 gr de cenoura
1 embalagem de requeijão magro
4 ovos
4 colheres de sopa com farinha de trigo
4 colheres de sopa com açúcar
raspa de laranja
Confecção:
Coza e reduza a puré a cenoura, conforme a receita anterior. Bata as gemas com o açúcar, junte a raspa da laranja, o requeijão esmagado, com um garfo, a farinha e o puré de cenouras, envolvendo tudo muito bem. Por fim junte as claras batidas em castelo envolvendo tudo, cuidadosamente. Verta o conteúdo numa forma de tarte e leve ao forno a 180º durante cerca de 35-40 minutos.