sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maruca no forno com gambas

Coma peixe, várias vezes por semana, e verá que o seu corpo agradece! Embora eu goste de todos os peixes, um dos meus favoritos é a maruca. Hoje deixo-vos um prato de maruca com gambas que é muito agradável.
Ingredientes:
1 posta de maruca , da barriga, por pessoa
500mg de tomate, maduro, sem pele e grainhas, aos pedaços
1 pimento vermelho cortado às tirinhas
1 cebola grande ou duas médias cortadas às rodelas
2-3 dentes de alho cortados em lâminas
200 ml de natas de soja
4 gambas cozidas, cortadas em pedaços, por cada posta de maruca
azeite qb e pimenta e sal a gosto
Confecção:
Coza a maruca em água, perfumada com vinho branco e um ramo de cheiros ( salsa, louro), e sal. Retire do lume quando estiver cozida e limpe de peles e espinhas, sem desmanchar as postas. Coloque as postas num tabuleiro que possa ir ao forno e recheie com as gambas cortadas aos pedaços ( guarde as cabeças).




Entretanto, ponha ao lume um tacho com o fundo coberto com uma fina camada de azeite, junte a cebola, os dentes dealho, e o pimento. Deixe cozer até a cebola ficar transparente, junte o tomate e deixe cozer um pouco.
Junte as natas de soja, o suco, coado, resultante das cabeças de gambas trituradas com um pouco de água de cozer o peixe, e triture tudo muito bem, com a varinha. Tempere com sal e pimenta e cubra com este molho as postas de maruca. Leve ao forno quente (200º), durante cerca de 30 minutos.

Sirva acompanhado com arroz branco.