quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bacalhau à moda da Lena

Esta receita de bacalhau é muito apreciada pela minha família. Por isso, é com muito prazer que a partilho com todos os que gostam de ler as minhas receitas caseiras.

Ingredientes:
4 lombos de bacalhau demolhado, congelado
4 cenouras grandes, raladas
4 alhos franceses (só a parte branca) grandes,cortados às rodelas finas
1 placa de massa folhada fresca.
2 cebolas médias, cortadas às rodelas
4 dentes de alho, picados
5 dl de leite
4 folhas de louro
5 pés de coentros picados
azeite, sal, sumo de limão e pimenta q.b.

Confecção:
coloque o bacalhau, descongelado, num tacho e cubra com o leite. Leve ao lume e logo que o leite levante fervura apague o fogo e tape o tacho.


Deixe repousar durante cerca de 5 minutos. Em seguida retire o bacalhau do leite, limpe, das peles e espinhas e reserve. Cubra o fundo de um tacho, grande, com azeite virgem e junte as cebolas, os dentes de alho, as folhas de louro e leve a lume brando.



Deixe refogar até a cebola ficar transparente e de seguide adicione as cenouras e o alho francês. Envolva tudo muito bem, tape o tacho e vá mexendo de quando em vez.


Quando os legumes estiverem cozidos junte as lascas do bacalhau e misture todos os ingredientes, com a ajuda de uma colher de pau. Deixe apurar durante 5 minutos e retire do fogão.




Com o leite, onde cozeu o bacalhau, faça molho béchamel. Num tacho deite 2 colheres de sopa de manteiga e leve ao lume, brando, a derreter. Em seguida junte 2 colheres de sopa, bem cheias, com farinha de trigo e envolva na manteiga. Junte a pouco e pouco o leite não parando de mexer, com uma colher, até começar a ferver. Apague o fogão e tempere com sal, pimenta, 1 colher de chá com sumo de limão e os pés de coentros picados. Rectifique os temperos, se necessário.



Adicione este molho ao preparado de bacalhau com legumes, mexendo tudo muito bem.
Deite o preparado num tabuleiro que possa ir ao forno.



Cubra com a placa de massa folhada e dê uns cortes paralelos, nesta, com a ajuda de uma faca bem afiada.

Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 220ºC, durante cerca de 30 a 40 minutos.



Quando estiver douradinho retire do forno e sirva acompanhado de uma salada a gosto.

Bombons de marmelo

Como estamos na época do marmelo, veio-me à mente uma receita de cubos de marmelada, que não fazia há anos, e que as crianças adoravam!
Desta vez resolvi modificar um pouco a apresentação, da receita, e transformar os cubos de marmelada em bombons: envolvi-os em papel vegetal e meti-os em embalagens de papel celofane, feitas por mim, e obtive uma série de possíveis presentes.


Ingredientes:
1,5 kg de marmelos
1 kg de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão


Confecção:
Lave os marmelos, corte-os em quartos, introduza-os num tacho com água, e leve a cozer. Quando os marmelos estiverem cozidos retire-os da água e deixe arrefecer, um pouco. Retire a pele e as sementes aos marmelos e desfaça-os com uma trituradora.
Introduza a massa obtida num tacho, espesso, com o pau de canela, a casca de limão, o açúcar e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando, ao mexer, começar a ver o fundo ao tacho a marmelada está no ponto.
Retire o pau de canela e a casca do limão, verta a marmelada num tabuleiro, cubra com papel vegetal e leve ao frigorífico durante cerca de 24 -36 horas.
Desenforme a marmelada e corte em cubos que devem ser polvilhados com açúcar em pó. Embrulhe em quadradinhos de papel vegetal. Pode guardar em frascos ou fazer embalagens para presentear amigos!