terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tintureira de coentrada

Depois das festas de Natal e Ano Novo, em que quase todos nós excedemos na ingestão de iguarias típicas destas épocas festivas, há que pensar em iniciar uma alimentação saudável e para isso nada melhor do que a dieta meditrrânica que priveligia a ingestão de: legumes verdes e secos, frutos frescos e secos, cereais de preferência integrais, azeite, vinho em quantidades moderadas e mais peixe do que carne (branca em desfavor da vermelha). Se optar por este regime tenho, quase, a certeza de que as mazelas, com tantos anti-oxidantes, estarão muito longe de si!
Aproveito, este início de ano, para desejar a todos os que passarem por este blogue um 2010 pleno de felicidade.


Ingredientes:
1 kg. de tintureira, em postas, congelada
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
8-10 pés de coentros
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinagre
1 dl de azeite virgem
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de colorau
pimenta, água e sal q.b.

Confecção:
Deixe descongelar a tintureira e polvilhe com sal .
Cubra o fundo de um tacho, de grande diâmetro, com azeite e junte os dentes de alho picados, as cebolas cortadas no sentido vertical, a folha de louro e leve ao lume a refogar.

Logo que os alhos comecem a alourar junte as postas de tintureira e deixe refogar 3 minutos em lume brando com o tacho tapado.


A pouco e pouco junte água para a tintureira ir cozendo, o que é bastante rápido, cerca de 7-10 minutos.




Quando a tintureira estiver quase cozida junte os coentros picados e a farinha diluída em vinagre e mais 4 colheres de sopa de água.


Mexa, cuidadosamente, e tempere com colorau, pimenta e, se necessário, sal. Sirva colocando tostas, previamente, no prato e cubra com molho e uma posta de tintureira.









1 comentário:

Sónia Meirinho disse...

nós em casa usamos e abusamos do peixe!! é o mais apreciado e esse genero de receitas é do que mais gosto! gosto imenso de tintureira devido à consistencia. um peixe super macio!! adorei. beijinhos