quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tarte de maçã raineta


A maçã raineta ou reineta é uma variedade de maçã com inúmeras aplicações culinárias devido ao seu sabor acre. A receita que vos trago é muito rápida e muito agradável. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:
4 maçãs rainetas grandes ou 6 médias
50 gr. de de manteiga magra
100 gr. de açúcar
1 embalagem de massa folhada fresca ( à venda nos supermercados)
1 forma de tarte de fundo não amovível, que possa ir ao lume

Confecção:
Comece por ligar o forno a 220ºC. Com a manteiga barre abundantemente a forma e cubra o fundo desta com o açúcar.

Em seguida cubra com as maçãs cortadas em fatias grossas, previamente limpas de sementes e descascadas, e leve a lume médio agitando regularmente a forma, para o açúcar caramelizar uniformemente.


Quando o açúcar estiver caramelizado apague o lume.




Coloque, então, por cima da maçã a massa folhada, pique esta, com ajuda de um garfo
e leve ao forno. Nos 1ºs 10 minutos não abra o forno. Quando a massa estiver douradinha retire e desenforme, de seguida, para o prato de serviço.





Se ao desenformar ficar alguma maçã aderente à forma retire-a, com a ajuda de uma colher, e coloque na tarte, pois ninguém dá por nada.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Arroz de pato no forno

Nos dias frios, de Inverno, nada melhor para aconchegar o nosso estômago do que um prato de cozinha portuguesa. O arroz de pato no forno preenche aquela característica.
Ingredientes:
1 pato, sem pele e cortado em quartos
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
2 chávenas de arroz agulha
2 folhas de louro
100g. de chouriço fatiado
100gr. de toucinho fumado fatiado
1/2 de farinheira
1/2 de morcela de cozer (ferva durante 30 minutos em lume muito brando)
3 colheres de sopa de molho de soja
4 pés de salsa
2 colheres de sopa de azeite


Confecção:
Coloque o pato numa panela de pressão, cubra com água e tempere com sal. Tape a panela e leve ao lume. Quando o vapor começar a sair pela valvula, de segurança da panela, baixe o lume e deixe cozer cerca de 20 minutos.
Em seguida, seguindo sempre as normas de segurança, retire o pato da panela e retire a carne dos ossos. Guarde a água para fazer o arroz.
Num tacho coloque o azeite, a cebola, os dentes de alho e o louro e leve ao lume até a cebola alourar



Em seguida junte 6 chávenas de chá, bem cheias, de água de cozer o pato e o molho de soja. Quando a água ferver adicione 2 chávenas de arroz agulha e mexa tudo muito bem. Deixe ferver em lume brando durante 10-12 minutos e ligue o forno (200ºC). Deite metade do arroz num tabuleiro, que possa ir ao forno, coloque por cima o pato desfiado e cubra, este, com o restante arroz. Cubra com o chouriço, a farinheira cortada às rodelas, a morcela e o toucinho fumado





Sirva acompanhado de rodelas de laranja e couve portuguesa cozida



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tintureira de coentrada

Depois das festas de Natal e Ano Novo, em que quase todos nós excedemos na ingestão de iguarias típicas destas épocas festivas, há que pensar em iniciar uma alimentação saudável e para isso nada melhor do que a dieta meditrrânica que priveligia a ingestão de: legumes verdes e secos, frutos frescos e secos, cereais de preferência integrais, azeite, vinho em quantidades moderadas e mais peixe do que carne (branca em desfavor da vermelha). Se optar por este regime tenho, quase, a certeza de que as mazelas, com tantos anti-oxidantes, estarão muito longe de si!
Aproveito, este início de ano, para desejar a todos os que passarem por este blogue um 2010 pleno de felicidade.


Ingredientes:
1 kg. de tintureira, em postas, congelada
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
8-10 pés de coentros
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinagre
1 dl de azeite virgem
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de colorau
pimenta, água e sal q.b.

Confecção:
Deixe descongelar a tintureira e polvilhe com sal .
Cubra o fundo de um tacho, de grande diâmetro, com azeite e junte os dentes de alho picados, as cebolas cortadas no sentido vertical, a folha de louro e leve ao lume a refogar.

Logo que os alhos comecem a alourar junte as postas de tintureira e deixe refogar 3 minutos em lume brando com o tacho tapado.


A pouco e pouco junte água para a tintureira ir cozendo, o que é bastante rápido, cerca de 7-10 minutos.




Quando a tintureira estiver quase cozida junte os coentros picados e a farinha diluída em vinagre e mais 4 colheres de sopa de água.


Mexa, cuidadosamente, e tempere com colorau, pimenta e, se necessário, sal. Sirva colocando tostas, previamente, no prato e cubra com molho e uma posta de tintureira.