quarta-feira, 12 de novembro de 2014



Língua de porco estufada


Ingredientes:


4 línguas de porco
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
2,5 dl de vinho branco
4-5 pés de salsa
2 ovos
1 colher de sopa de sumo de limão
azeite qb.
salsa e pimenta a gosto
2 folhas de louro



Confecção:

 Limpe as línguas com água quente e raspe a superfície com uma faca. Em seguida coloque as línguas dentro de uma panela de pressão, cubra com água, junte o vinho branco, as folhas de louro e tempere com sal e pimenta. Leve a panela a lume forte. Quando o vapor de água começar a sair, pela válvula, reduza o lume, de modo que o vapor saia suavemente.Mantenha a cozedura durante 20 minutos. Retire a panela do lume e coloque-a debaixo de uma torneira com água corrente até o vapor sair completamente. Abra a panela, retire as línguas, deixe arrefecer um pouco e por fim corte às fatias, com cerca de 3 mm de espessura. Reserve o caldo da cozedura das línguas, depois de coado.







Cubra o fundo de um tacho com uma camada fina de azeite e leve a lume médio. Junte a cebola e os dentes de alho picados e deixe fritar até a cebola ficar transparente.

Em seguida, junte as línguas e cubra com uma chávena de chá, bem cheia, de caldo da cozedura das línguas. Deixe apurar cerca de 10- 15 minutos,  com o tacho destapado e em lume médio.

Por fim, desfaça as duas gemas de ovos em meia chávena de caldo, junte o limão e os pés de salsa picados.
Adicione, cuidadosamente, esta mistura ao estufado, mexendo com uma colher de pau. Deixe apurar 1 a 2 minutos e apague o lume.

 Acompanhe com arroz branco.

Sem comentários: