segunda-feira, 9 de maio de 2016

Biscoitos de azeite - receita da avó Isabel


Esta receita, como outras  deste blogue, faz parte das memórias gustativas da minha infância. Na minha aldeia, da Beira Baixa, não havia festa, boda ou comemoração em que os biscoitos não fizessem parte  da mesa de doces. Na minha memória ficou para sempre o cheiro dos biscoitos quentes a sair do forno de lenha! Aqui vos deixo  a receita dos biscoitos, da minha família materna,  que são deliciosos, garanto-vos.

Ingredientes:


7 ovos inteiros
5 gemas
1/2 litro de azeite
400 gr de açúcar
raspa de 1 limão
1 colher de chá de canela
1 cálice de aguardente 
cerca de 1,5 Kg de farinha com fermento
misturar açúcar com canela para polvilhar
2 gemas de ovo misturadas com 1 colher de sobremesa de leite para barrar os biscoitos

Confecção:

Ligue o forno do fogão e regule a temperatura para 200º (forno ventilado).
Bata, com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, os ovos inteiros com o açúcar, durante cinco minutos. Junte o azeite e bata, novamente, durante mais cinco minutos. Misture com uma colher de pau a raspa do limão, a canela e a aguardente. Misture a farinha lentamente não parando de bater, agora com a colher de pau, até a massa ter uma consistência que possa ser moldada à mão.
Para facilitar esta operação polvilhe as mãos com farinha. Se verificar que é necessário acrescentar mais farinha, do que a referida na receita, junte mais um pouco mas com cuidado . A massa não deve pegar aos dedos mas também não deve ter muita consistência!
Pincele um tabuleiro com azeite e forre o fundo com papel vegetal. Torne a pincelar com azeite o papel e polvilhe com farinha. Molde biscoitos em forma de SS ou outra forma e coloque-os ao lado uns dos outros, deixando um espaço de cerca de dois a três dedos entre eles. Barre com a gema de ovo e polvilhe com açúcar e canela. Coloque no forno na prateleira do meio , durante cerca de 12 minutos ou até ficarem douradinhos.
 Repita a operação até acabar a massa.
Com esta receita fiz cerca de 70 unidades. 


Sem comentários: