quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Entrecosto no Forno doce - Sweet Ribs

Esta é a segunda. Durante uns breves dias vou estar à frente da minha mãe, isto porque ainda não lhe expliquei como colocar as belas receitas que já criou.

Hoje vou vos apresentar uma receita que gosto muito de comer. É facil, simples de cozinhar e claro foi a minha mãe que me a ensinou :)

Ingredientes:
- entrecosto (8 pedaços)
- dentes de alho ou pasta de alho (versão sem trebalho)
- pimentão vermelho
- duas colheres de sopa de manteiga ou de uma gordura light qualquer.
- sal ao gosto de cada
- mel
- vinagre

Preparação:

Colocam o entrecosto numa travessa de vidro. Numa malga colocam a manteiga ou gordura light e levam ao microondas por um breve momento, o suficiente para tornar a manteiga maleável. Depois misturam o alho esmagado (8 dentes) ou pasta de alho (6 colheres de chá), o sal ao gosto, e uma colher de sopa de pimentão vermelho. Tomam coragem, lavam as mãos primeiro e misturam isto tudo com elas. Depois vão esfregar o entrecosto com esta pasta de forma que fique todo coberto. Coloquem todo.

Colocam a travessa no forno a 180º. Depois disso, pegam noutra malga e colocam mel, umas duas ou 3 colheres de sopa. Como o mel é muito espesso vamos colocar vinagre e ir misturando até obter um líquido com menos espessura. Depois peguem num pincel (convém que seja um culinário) e vão pincelando o entrecosto à medida que vai sendo assado. Façam como umas três rodadas sendo que a ultima deverá ser a que colocam mais e quando o entrecosto está quase cozinhado. Se não quiserem se preocupar com este pormenor, pincelem quando vos apetecer.

Tirar do forno para o prato e podem acompanhar com batas feitas no forno, que cozinham ao mesmo tempo do entrecosto.

As Sweet Ribs, famosas nos EUA e Reino Unido, são feitas da mesma forma. Em vez do mel, usem Molho Barbecue. O efeito é diferente mas igualmente saboroso.

Tentem, sai sempre bem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Encontrei esta dica sobre como picar cebola num instante.
http://esfomeado.blogspot.com/2007/07/picar-cebolas-em-dois-tempos.html.
Eu, que sou um "nabo" na cozinha, achei a dica fantástica, genialmente simples.

Diogo Rebelo disse...

Olá Pepo,

vou colocar de novo o teu link pois não fica visivel. Para quem quiser ver o link do pepo clique aqui.
A dica é boa e bem vinda.

Mais uma vez obrigado

Diogo Rebelo