domingo, 18 de maio de 2008

Tigeladas da Beira Baixa

Durante a minha infância não havia festa, boda ou baptizado em que a tigelada e o arroz-doce não fizessem parte da ementa das sobremesas. Assim, fui-me habituando à azáfama dos dias que antecediam as festas, quando a minha Mãe e outras mulheres se juntavam à volta do forno da Tia Ana Gomes, onde coziam as broas de mel e de açúcar, os biscoitos, os esquecidos, as cavacas e as tigeladas. Para mim era uma alegria, pois nesses dias, em que felizmente não existia o rapador “Salazar”, eu andava num rodopio a lamber os alguidares das broas e do merengue, que tinham sido escrupulosamente rapados pelas doceiras. Só a Tia Martinha, que por acaso não tinha filhos, é que me dava o batedor das claras, em cobre, repleto de merengue para que me saciasse e enjoasse.
Verdade seja dita, durante semanas a fio não podia ver doces na minha frente!
As tigeladas eram feitas em tachos de barro, os caçolos, e cozidas em fornos de lenha.


Tigeladas da Beira Baixa
Ingredientes:
1 - 10 ovos
2 - 1 litro de leite gordo
3 - 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
4 - 1/2 colher de sopa de farinha maizena
5 - raspa de casca de uma laranja
6 - 1/2 colher de café de erva-doce moída
7 - 1 colher de chá de canela
8 - 6-8 colheres de sopa de açúcar





Confecção:

Bata os ovos inteiros a que juntou a raspa da laranja, a canela e a erva-doce, com uma batedeira eléctrica, durante cerca de 2 minutos. Adicione o açúcar e as farinhas, dissolvidas num pouco de leite e misture bem. Por fim junte o resto do leite e bata mais um minuto.
Verta este preparado em 2 tachos de barro e leve ao forno, pré-aquecido, a 220º a cozer durante cerca de 45-60 minutos (durante a cozedura, pode ver-se a tigelada a ferver e a aumentar de volume. Quando o volume diminuir, a tigelada está pronta).Sirva fria.















3 comentários:

Popelina disse...

Que maravilha! Porque é que este blog não continua?

Diogo Rebelo disse...

O Blog continua. Em breve iremos colocar mais receitas.

Obrigado pelo interesse mostrado

Unknown disse...

Diogo no jantar de natal da DRI vais fazer a sobremesa para o pessoal ;)
Abraço,
Pedro