sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arroz doce à moda da minha Avó


O arroz doce é uma das sobremesas que faz parte das recordações da minha infância. Recordo, com saudade, a cozinha da minha avó onde a lareira além de nos aquecer servia, também, para confeccionar alimentos. Recordo-me das panelas de ferro, com 3 pernas, de vários tamanhos, a fumegar e a exalar aromas inesquecíveis!
Quando como arroz doce vem, sempre, à minha memória a imagem da minha avó, a mexer, com uma colher de pau, o arroz doce, que cozia, lentamente, numa grande caldeira de cobre, assente numas trempes de ferro, que estavam colocadas sobre o lume.
Era uma delícia rapar a caldeira, onde tinha sido feito o arroz-doce. Ainda morno, aquele arroz era para mim um manjar dos Deuses! Depois o carinho e habilidade com que eram decoradas, com canela, as travessas e os pratos terminavam a confecção deste doce que era rei em todas as festas da minha aldeia...


1- caldeira de cobre utilizada pela minha avó para fazer o arroz doce

Ingredientes:200 gramas de arroz
200 gramas de açúcar
1 casca de laranja
1 colher de chá de erva-doce
1 pau de canela
1 litro de leite
sal q.b.
canela em pó

Confecção:Ponha ao lume água (quatro vezes o volume do arroz) com uma pitada de sal.
Quando se iniciar a fervura junta-se a erva-doce, colocando esta dentro de um pano fininho de modo a formar uma boneca, o pau de canela, a casca de laranja e o arroz. Mexa e deixe cozer até a água se evaporar. Enquanto o arroz coze ponha o leite ao lume.

Logo que o arroz esteja seco junte o leite e o açúcar e vá mexendo de vez enquanto. Ao fim de cerca de 15 minutos o doce estará pronto.




Retire o pau de canela, a boneca de erva doce e a casca de laranja. Deite o arroz em pratos ou taças e decore com canela em pó.














Sem comentários: