segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Caril de Tamboril

Eu adoro peixe! Como os nutricionistas aconselham que comamos mais peixe do que carne, mais uma vez, vou dar-vos outra receita de peixe, mais elaborada, ideal para oferecer num sábado à noite, àqueles amigos que se gabam que cozinham muito bem. Além disso, este prato pode ser feito com antecedência, porque o sabor com o tempo até fica mais apurado, e basta aquecer cinco minutos antes de o levar para a mesa. Como a vida actual não se compadece com idas à peixaria, para comprar o peixe fresco, aconselho que compre peixe congelado porque, muitas vezes, é melhor que o fresco.

Ingredientes (6 pessoas):

1,5kg de lombo de tamboril, congelado, cortado às postas
500gr de camarão cozido, com casca. Descasque o camarão e guarde as cabeças.
1 lata de leite de coco
6 tomates maduros sem pele
3 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho, picados
1 colher de sopa, bem cheia de caril
azeite ± 50ml
pimenta, sal e malagueta a gosto

Confecção:

Num tacho, com um diâmetro largo, coloque o azeite, as cebolas e os dentes de alho picados. Ponha em lume brando até a cebola ficar transparente. Junte os tomates picados e deixe cozer cerca de 5 minutos. Junte às cabeças dos camarões um copo com água e liquefaça com a varinha mágica. Passe esta mistura por um coador e junte ao preparado anterior. Quando estiver, novamente, a ferver junte o tamboril, congelado ou descongelado no frigorífico, tempere com sal, pimenta e malagueta ou piripiri (se gostar de picante). Depois do tamboril estar a ferver coza-o durante cerca de oito a dez minutos. No final junte os camarões, descascados, e o caril desfeito no leite de coco. Prove e rectifique os temperos
Sirva acompanhado de arroz branco (coloque um tacho ao lume com 12 chávenas de chá com água e tempere com sal. Quando estiver a ferver junte 2 chávenas de chá bem cheias de arroz agulha, mexa e deixe cozer cerca de 12 minutos). Ao fim deste tempo, passe o arroz por um coador até ficar bem seco e coloque no prato que vai à mesa.





venda de vegetais na India, Novembro 2007

Sem comentários: