quinta-feira, 23 de abril de 2009

Torta de camarão


A receita de hoje é simples, pode ser feita com restos de peixe cozido, com camarão, berbigão, atum ou qualquer outro recheio que aprecie. Eu optei por camarão mas já fiz com outros recheios e ficou muito boa!

Ingredientes
Torta:
5 0vos
5 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 colher de café de sal refinado
margarina para untar o tabuleiro e 1 folha de papel vegetal para forrar o mesmo
Recheio:
1 chávena de chá bem cheia de camarão cozido
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
150 ml de água de cozer o camarão, ou de caldo de peixe
2 gemas de ovos
sal, pimenta e sumo de limão a gosto
Molho:1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa, bem cheia de farinha de trigo
200ml do líquido obtido com a da trituração das cabeças dos camarões
alho em pó, pimenta e sal a gosto.
3-4 ramos de coentros picados

Confecção:
Comece por fazer o recheio e ligar o forno do fogão. Num recipiente, que possa ir ao lume, deite a manteiga e deixe derreter. Em seguida polvilhe com a farinha e envolva tudo muito bem. Junte a água de cozedura dos camarões e mexa continuamente até obter um creme espesso. Junte as gemas de ovos e mexa de novo. Finalmente adicione os camarões descascados ( guarde as cabeças), o sumo de cerca de 1/2 limão pequeno, a pimenta e o sal. Prove e rectifique os temperos.
Em seguida comece a fazer a torta batendo as gemas com uma colher de pau. Tempere com sal e junte alternadamente a farinha e as claras batidas em castelo. Deite a massa num tabuleiro de metal untado, previamente, com margarina e forrado com papel vegetal, devendo este ser, também, untado com margarina. Leve ao forno a 180º, durante cerca de 15 minuto. Desenforme, sobre um pano, recheie e enrole a torta. Apare as pontas da torta e cubra com o molho. Para fazer este, deite num recipiente que possa ir ao lume a manteiga e deixe derreter. Polvilhe com a farinha envolvendo tudo muito bem. Junte 200ml da água que obteve ao triturar as cabeças de camarão e mexa até obter um molho da espessura do molho béchamel. Tempere com alho em pó, sal e pimenta a gosto.










Corte a tarte em fatias, cobertas com o molho e siva com uma salada a gosto.




No caso de não utilizar camarão pode substituir o molho por este: faça um refogado com cebola, pimento vermelho e tomate maduro. Junte natas de soja e triture com a varinha. Tempere com sal e pimenta.





quinta-feira, 16 de abril de 2009

Bifinhos de frango com cogumelos

Ingredientes:
4 peitos de frango, cortados em bifinhos
4 dentes de alho, cortados às rodelas
400 gr. de cogumelos
200 ml de natas de soja
2 colheres de sopa de molho de soja
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de oregãos
azeite qb



Confecção:

Cubra o fundo de uma frigideira, grande, com uma camada fina de azeite. Junte os bifinhos, o alho e tempere com sal e pimenta branca. Leve ao lume a fritar.






Quando o frango tiver mudado de cor, junte os cogumelos fatiados, tape e deixe cozer durante cerca de 15 minutos, mexendo de vez enquando.




Por fim junte as natas, o molho de soja e os oregãos, envolvendo tudo muito bem. Rectifique, se necessário, os temperos. Sirva com arroz branco.




Bom apetite!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Salmão à moda da Lena

O salmão é um peixe que devido ao sabor, muito intenso, não é apreciado por algumas pessoas. Por isso fui tentando novas maneiras de atenuar o seu sabor. Esta receita, que hoje vos apresento, parece-me ter atingido aquele objectivo.


Ingredientes:
4 lombos de salmão ( 1 lombo por pessoa)
1 cebola grande, cortada às rodelas
4 dentes de alho, picados
6 pés de coentros
4 pés de salsa
2 folhas de louro
500ml de vinho branco
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa com açafrão
azeite q. b. para tapar o fundo do tacho
Confecção:
Num recipiente que possa ir ao lume junte todos os ingredientes à excepção do açafrão, e deixe a marinar, pelo menos, durante duas horas.


Em seguida, coloque o tacho ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Retire o salmão, cuidadosamente, do tacho, junte o açafrão e deixe apurar o molho mais 10 minutos. Por fim, retire o louro, e desfaça, o molho, com a trituradora. Introduza, novamente, o salmão no tacho e deixe ferver 2 minutos.




Sirva com arroz branco, bem solto




quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tarte de Leite Condensado (receita de Palmira Canelas)

A sobremesa que hoje aqui trago, da autoria de uma amiga, tem duas particularidades: é rápida e saborosa, o que está de acordo com o objectivo deste blogue- cozinhar sem trabalho-.



Ingredientes:

1 lata de leite condensado, light
3 ovos inteiros
1 lata de leite condensado cheia de leite magro
1 embalagem de massa folhada

Confecção:

Descongele a massa folhada, de acordo com as instruções da embalagem e forre, mantendo o papel vegetal, uma forma de tarte. Bata os ovos, o leite condensado e o leite magro com uma vara de arames ou com uma bateteira, até obter uma mistura homogénea (cerca de 5 minutos). Deite este preparado dentro da forma e leve ao forno (200º C), pré-aquecido durante 15 -20 minutos. Deixe arrefecer e sirva.