sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arroz doce à moda da minha Avó


O arroz doce é uma das sobremesas que faz parte das recordações da minha infância. Recordo, com saudade, a cozinha da minha avó onde a lareira além de nos aquecer servia, também, para confeccionar alimentos. Recordo-me das panelas de ferro, com 3 pernas, de vários tamanhos, a fumegar e a exalar aromas inesquecíveis!
Quando como arroz doce vem, sempre, à minha memória a imagem da minha avó, a mexer, com uma colher de pau, o arroz doce, que cozia, lentamente, numa grande caldeira de cobre, assente numas trempes de ferro, que estavam colocadas sobre o lume.
Era uma delícia rapar a caldeira, onde tinha sido feito o arroz-doce. Ainda morno, aquele arroz era para mim um manjar dos Deuses! Depois o carinho e habilidade com que eram decoradas, com canela, as travessas e os pratos terminavam a confecção deste doce que era rei em todas as festas da minha aldeia...


1- caldeira de cobre utilizada pela minha avó para fazer o arroz doce

Ingredientes:200 gramas de arroz
200 gramas de açúcar
1 casca de laranja
1 colher de chá de erva-doce
1 pau de canela
1 litro de leite
sal q.b.
canela em pó

Confecção:Ponha ao lume água (quatro vezes o volume do arroz) com uma pitada de sal.
Quando se iniciar a fervura junta-se a erva-doce, colocando esta dentro de um pano fininho de modo a formar uma boneca, o pau de canela, a casca de laranja e o arroz. Mexa e deixe cozer até a água se evaporar. Enquanto o arroz coze ponha o leite ao lume.

Logo que o arroz esteja seco junte o leite e o açúcar e vá mexendo de vez enquanto. Ao fim de cerca de 15 minutos o doce estará pronto.




Retire o pau de canela, a boneca de erva doce e a casca de laranja. Deite o arroz em pratos ou taças e decore com canela em pó.














quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bacalhau frito à moda da mãe Isabel


Esta receita de bacalhau é muito agradável e fácil de confeccionar. Pode ser acompanhada por migas de grelos, puré de batata, batata cozida, ao murro ou, ainda, frita às rodelas fininhas, grelos ou bróculos cozidos.
Ingredientes:(4 pessoas)
4 lombos de bacalhau demolhado e congelado
2 claras de ovos
8 dentes de alho, grandes, esmagados
pão ralado q.b.
1 cebola grande cortada às rodelas
azeite suficiente para cobrir o fundo do tacho


Confecção:
Quando o bacalhau, ainda, não estiver completamente descongelado corte cada um dos lombos em dois, no sentido horizontal, e deixe descongelar completamente. Coloque um tacho, com um diametro que permita cozinhar os lombos de uma só vez, com azeite e os dentes de alho esmagados ao lume. Seque, com um pano, o bacalhau, passe por clara de ovo e de seguida por pão ralado e ponha a fritar no tacho. Volte os lombos para corarem bem dos dois lados.
Retire o bacalhau, com cuidado, para um prato que possa ir à mesa e frite a cebola, depois de previamente passada por clara de ovo e pão ralado, no tacho onde fritou o bacalhau. Retire os dentes de alho antes de fritar a cebola e coloque esta, depois de frita, em cima do bacalhau.



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Arroz de peixe


O arroz de peixe é um prato muito saboroso que requere, na sua confecção, um peixe que não fique mole após a cozedura e um tacho de diâmetro acima de 32 cm, para que o arroz fique cozido e bem soltinho. Os peixes que eu gosto mais para confeccionar este prato são o tamboril e a maruca. Com este último peixe fica excelente.

Ingredientes para seis pessoas:
5 postas com cerca de 200gr, cada, de maruca congelada. Descongele previamente.
500gr de camarão cozido
2 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho, cortados às tirinhas
1/2 pimento, vermelho ou amarelo, cortado às tiras
400-500gr de tomate maduro, sem pele e cortado aos pedaços
7-8 pés de coentros picados
1 malagueta (opcional)
sal, pimenta e azeite virgem
2 chávenas de 200ml com arroz agulha

Confecção:
Cubra o fundo do tacho com uma camada fina de azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e o pimento e leve ao lume, médio, a refogar.

Quando a cebola estiver transparente, junte o tomate e deixe cozer em lume médio durante cerca de 10 minutos. Em seguida triture o guisado, adicione uma chávena de água e quando levantar fervura junte a maruca e tempere com sal e pimenta. Se quiser adicione, então, a malagueta. Deixe cozer cerca de 10-12 minutos.


Enquanto a maruca coze, descasque os camarões e reserve as cabeças, no copo da trituradora, às quais juntou um pouco de água. Triture as cabeças e passe por um coador, se for necessário junte mais água de modo a tirar todo o suco às cabeças.

Quando a maruca estiver cozida retire-a do lume e apague este. Limpe o peixe de peles e espinhas, divida-o em pedaços e reserve junto com o camarão.





Junte ao líquido onde cozeu o peixe o suco das cabeças de camarão diluído em água, totalizando um volume equivalente a cinco chávenas das de arroz. Deixe levantar fervura, rectifique o sal e adicione o arroz, agulha, mexendo bem com uma colher. Deixe cozer em lume médio cerca de 12 minutos. Apague o lume, junte o peixe, o camarão e os coentros, envolvendo tudo muito bem. deixe repousar 3 minutos, verta o peixe num prato fundo e sirva de imediato.


Nota: o arroz não deve esperar devendo ser posto a cozer 15 minutos antes do início da refeição


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Coelho, manso, estufado com carquejaA carqueja é um arbusto muito frequente nos matos portugueses, principalmente na região norte e centro do País. As suas flores pintam de amarelo os campos, incultos, entre Março e Junho. Com as suas flores, depois de secas, faz-se o chá de carqueja ao qual são atribuídas propriedades medicinais (diurético). Os pequenos caules são utilizados na cozinha tradicional, principalmente na confecção do coelho manso estufado ao qual dá um sabor semelhante ao coelho bravo!



Ingredientes:
1 coelho manso, partido em pedaços.
2 cebolas cortadas às rodelas
4 dentes de alho cortado às tiras
1 ramo de carqueja seca
2 folhas de louro
4-5 pés de salsa
250ml de vinho tinto
4 tomates maduros, cortados e limpos de peles e sementes
1 colher de sobremesa de colorau
azeite para cobrir o fundo do tacho
sal e pimenta a gosto


Confecção:
Cobrir o fundo de um tacho com azeite e levar ao lume. Introduza o coelho, tempere com sal e deixe fritar até o coelho ficar com cor esbranquiçada. Em seguida junte a cebola envolva no coelho e deixe cozinhar com o tacho tapado até a cebola ficar transparente.

Em seguida junte a salsa, o louro, a carqueja, o vinho, o colorau e a pimenta e deixe cozinhar com o tacho tapado , cerca de 30 minutos.

Por fim junte o tomate e continue a cozinhar até o coelho estar macio, cerca de 45 minutos.
Sirva acompanhado com batata cozida e uma fatia de pão frito