quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Bola de Carne

Por vezes é bom ter, em casa, algo que nos sacie a fominha, que não seja doce, embora não seja ideal para quem quer emagrecer. Mas não podemos ser fundamentalistas e pecar uma vez por outra faz bem à alma. Hoje deixo-vos uma receita que aprendi com a minha mãe, que é uma cozinheira de mão cheia.

Ingredientes:

1- 6 ovos
2- 1 copo de água com leite
3- ¾ do mesmo copo de óleo
4- 3 copos, iguais aos anteriores de farinha
5- 2 colheres de chá de fermento em pó
6- 100 gr. de chouriço cortado em pedaços fininhos
7- 100 gr. de fatias de fiambre cortadas aos pedaços
8- 100 gr de fatias de bacon cortadas em pedaços

ingredientes

Confecção:

Batem-se os ovos inteiros com o óleo durante 15 minutos, com a colher de pau, ou 5 minutos com a batedeira eléctrica.


Em seguida, juntam-se aos poucos, o leite a farinha e o fermento para não formar grumos.








Por fim juntam-se as carnes e deita-se, o preparado num tabuleiro untado com margarina e polvilhada com farinha. Vai ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 30 minutos. Para ver se a bola está cozida espete-lhe um palito. Se este vier seco a bola está pronta Desenforme e quando estiver frio delicie-se.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bolonhesa de Atum

Esta receita costumava fazê-la quando ia acampar à uns anos valentes. É fácil, boa e serve para mata bicho ou para refeição rápida.

(2 pessoas)
Ingredientes necessários :
1 lata de atum
1/2 cebola
polpa de tomate - pacote dos pequenos
oregãos (opcional)

Preparação:
cortam a cebola em pedaços pequenos e colocam num tacho com azeita e refugar. Depois colocam o atum. (Caso não tenham azeite usem o oleo do atum que dá para desenrascar). Cozinham um par de minutos e depois juntam a polpa de tomate. Se quiserem podem juntar um pouco de oregãos pois dá um sabor diferente. Ao lado cozem a massa e depois é só misturar no prato.

Mais fácil que isto, só comida congelada :)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sopa de feijão-frade

Ingredientes:
- 2 latas grandes de feijão-frade cozido
- 1 couve coração cortada em juliana
- 4 cenouras cortadas em rodelas finas ou raspadas
- 1 cabeça de nabo corta em quadrados fininhos
- sal qb
- azeite qb

Confecção: Com a ajuda de uma varinha mágica, reduza a puré o feijão-frade ao qual juntou duas latas das do feijão de água. Coe por um passador, onde ficarão retidas as cascas, e junte a água necessária até obter a espessura desejada. Leve numa panela ao lume e quando ferver junte a couve, as cenouras e a cabeça de nabo. Tempere com sal a gosto e no final junte um fio de azeite. Sugestão: pode substituir o feijão-frade por feijão-manteiga , encarnado ou grão-de-bico. Do mesmo modo pode substituir a couve coração por couve-portuguesa, lombardo, espinafres, nabiça ou agrião

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Caril de Tamboril

Eu adoro peixe! Como os nutricionistas aconselham que comamos mais peixe do que carne, mais uma vez, vou dar-vos outra receita de peixe, mais elaborada, ideal para oferecer num sábado à noite, àqueles amigos que se gabam que cozinham muito bem. Além disso, este prato pode ser feito com antecedência, porque o sabor com o tempo até fica mais apurado, e basta aquecer cinco minutos antes de o levar para a mesa. Como a vida actual não se compadece com idas à peixaria, para comprar o peixe fresco, aconselho que compre peixe congelado porque, muitas vezes, é melhor que o fresco.

Ingredientes (6 pessoas):

1,5kg de lombo de tamboril, congelado, cortado às postas
500gr de camarão cozido, com casca. Descasque o camarão e guarde as cabeças.
1 lata de leite de coco
6 tomates maduros sem pele
3 cebolas médias, picadas
3 dentes de alho, picados
1 colher de sopa, bem cheia de caril
azeite ± 50ml
pimenta, sal e malagueta a gosto

Confecção:

Num tacho, com um diâmetro largo, coloque o azeite, as cebolas e os dentes de alho picados. Ponha em lume brando até a cebola ficar transparente. Junte os tomates picados e deixe cozer cerca de 5 minutos. Junte às cabeças dos camarões um copo com água e liquefaça com a varinha mágica. Passe esta mistura por um coador e junte ao preparado anterior. Quando estiver, novamente, a ferver junte o tamboril, congelado ou descongelado no frigorífico, tempere com sal, pimenta e malagueta ou piripiri (se gostar de picante). Depois do tamboril estar a ferver coza-o durante cerca de oito a dez minutos. No final junte os camarões, descascados, e o caril desfeito no leite de coco. Prove e rectifique os temperos
Sirva acompanhado de arroz branco (coloque um tacho ao lume com 12 chávenas de chá com água e tempere com sal. Quando estiver a ferver junte 2 chávenas de chá bem cheias de arroz agulha, mexa e deixe cozer cerca de 12 minutos). Ao fim deste tempo, passe o arroz por um coador até ficar bem seco e coloque no prato que vai à mesa.





venda de vegetais na India, Novembro 2007

sábado, 26 de janeiro de 2008

Chili com Carne

hoje vou vos apresentar uma das minhas receitas preferidas que vou fazer para um grupo de amigos que vêm hoje jantar a minha casa, chili com carne.
Mais uma vez trata-se de uma receita muito simples que se prepara em pouco tempo.

Ingredientes:
(4 pessoas)
800g de carne picada
1 cebola
piri piri (daquele que vem em saquetas)
1 garrafa de polpa de tomate
2 latas de feijao de manteiga

Preparação:
Cobrem o tacho onde vão cozinhar com azeite e colocam no lume. Juntam a cebola cortada em pedaços e juntam um ou dois piri piris cortados em pedaços. Quando a cebola já tiver alourada juntam a carne, temperem com sal, pimenta e cominhos e mexem até a mesma mudar de cor vermelha para esbranquiçada. Juntam a polpa de tomate e mexem até ferver. A quantidade de polpa a colocar fica ao gosto de cada um. Vão provando. Não coloquem muito pois pode ficar com muito sabor a tomate. Depois juntar os feijões, mexer e deixar em lume brando com a tampa no taxo por 10 minutos. Já está simples e delicioso.

Hoje vou acompanhar com um vinho tinto. Uma trincadeira sabe sempre bem com este prato. Podem também fazer com arroz, mas não se deve misturar hidratos de carbono.

Espero que gostem.

Sopas de legumes – A Base

Como todos nós queremos ser saudáveis e resistir ao maior número de doenças, que andam por aí à espera, de um momento de fraqueza da nossa imunidade, para atacarem, há que tentar organizarmo-nos e orientar os nossos hábitos no sentido de atingirmos um melhor estado de saúde.Uma alimentação saudável será meio caminho andado. Contudo, nem sempre é fácil comer correctamente se não nos organizarmos. Se me é permitido dar um conselho, comece por tomar um bom pequeno-almoço, que deve ser preparado de véspera para não haver perdas de tempo de manhã, que temos tanto soninho...De manhã a sua dieta deverá incluir cereais (flocos de cereais, de preferência integrais, a que poderá juntar duas nozes, duas amêndoas, 4 a 5 passas de uva, ou uma carcaça de pão de mistura, barrada com uma gordura vegetal) leite ou iogurte que poderão ser misturados nos flocos ou ingeridos isoladamente. Muito importante é a inclusão de uma peça de fruta, que poderá ser ingerida enquanto vai a caminho do seu trabalho.À hora de almoço e jantar como entrada coma uma sopinha e como sobremesa prefira a fruta.Não se esqueça de merendar e coma uma maçã ou um iogurte com ½ carcaça de pão, assim manterá os níveis de açúcar no sangue e não terá tanto apetite ao jantar. Se ao deitar sentir fome beba um copo de leite. A sopa poderá ser feita utilizando uma base, que pode congelar em pequenas porções, e a que poderá juntar, posteriormente, os legumes que tiver disponíveis, no frigorífico ou congelador.

Ingredientes:
1 batata, do tamanho de 1 ovo, por cada litro de água
50 gr de abóbora por cada litro de água
1 cabeça de nabo
1 cebola
3 dentes de alho
1 cenoura por litro de água
1 gorgete (opcional)

Confecção: misture todos os ingredientes com a água e coza durante cerca de 20-30 minutos após a fervura. Depois de cozidos os legumes deverão ser transformados em creme com a ajuda da varinha mágica. Distribua o creme por recipientes mais pequenos e congele. A esta base poderá juntar espinafres, frescos ou congelados, agrião, nabiça couve, cogumelos frescos ou congelados, bróculos, couve-flor, alface, alho francês ou outro legume que tenha disponível. Se usar legumes congelados o tempo de cozedura é muito menor!
Tempere com sal a gosto e azeite. Este deve ser posto quando o lume estiver apagado, para não perder as suas qualidades.

Sugestão: quando fizer sopa de agrião ou espinafres não deite os caules das folhas fora. Lave-os muito bem, junte-os num molho e corte-os em pedacinhos que irá juntar aos outros ingredientes da base da sopa. Assim a sua sopa ficará com mais fibras e o seu intestino agradece!

Ingrediententes utilizados


Ingredientes a cozer


uma vez cozidos, colocar a varinha mágica

colocar espinafres depois de feita a base

colocar um pouco de azeite

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Peixe no tacho

Você chegou cansado/a a casa, está esfomeado/a e não lhe apetece sair para jantar. Também, gostava de um jantar leve, que não o deixasse a falar consigo. Para isso nada melhor que um peixinho, que você tem no congelador (se não tem compra amanhã), e que poderá confeccionar em cerca de trinta minutos, se tiver todos os ingredientes em casa. Então, aqui vai a minha sugestão.

(para quatro pessoas)

Ingredientes:
4 postas de maruca (congeladas)
2 cebolas médias
1 pimento vermelho
5 tomates maduros, sem pele
8 batatas médias, descascadas e cortadas em palitos grossos
50 ml de vinho branco
azeite para cobrir o fundo do tacho
pimenta branca, orégãos, 2 folhas de louro e sal q.b.
1 tacho com tampa, onde caibam as 4 postas de maruca, sem ficarem sobrepostas,


Confecção:
- Cubra o fundo do tacho com uma camada fina de azeite e coloque por cima as cebolas, cortadas às rodelas e as 4 postas de maruca. Tempere com sal a gosto, pimenta, uma colher de chá de orégãos e louro (não se esqueça de cortar o veio central da folha). Por cima, coloque uma camada de pimento cortado às tiras e os tomates cortados aos pedaços. Cubra com as batatas e regue com o vinho branco. Ponha o tacho coberto, com a tampa, a cozer em lume médio e agite de quando em vez . Quando estiver a ferver conte com cerca de 20 minutos para poder saborear o seu prato.

Sugestão:
Coloque no prato, antes de servir o peixe, uma tosta e no final delicie-se com ela encharcada de molho...
Bom apetite!














Planta da Pimenta com grãos verdes que passarão a rosa - pimenta rosa - , depois a pretos - pimenta preta - . Esta cozida e descascada dá origem à pimenta branca.
Ref Foto: Plantação de especiarias em Peryar, na Índia, Novembro de 2007

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Princípios gerais para cozinhar sem trabalho

Esta é a minha primeira contribuição e a partir de agora vou ser quem mais vou escrever.

Organize a sua dispensa de acordo com a frequência com que cozinha ( se o faz esporadicamente deve escolher a uma receita, ver os ingredientes necessários e adquiri-los; se cozinha com regularidade faça uma ementa para duas semanas e compre então os ingredientes necessários).

Ingredientes que devem fazer parte da sua dispensa:
1.arroz
2.açúcar
3.farinha de trigo
4.farinha maizena
5.sal
6.azeite virgem
7.vinagre de vinho
8.vinagre balsâmico
9.esparguete
10.concentrado de tomate
11. 1 lata de tomate pelado
12. especiarias e ervas aromáticas: pimenta branca, cominhos, colorau, açafrão caril, orégãos, folhas de louro, canela
13. batatas
14. cebolas
15. alhos
16. leite
17. vinho branco e tinto
18. flocos de cereais
19. nozes
20. amêndoas
21. passas de uva
22. 4 latas de atum
23. 2 latas de feijão-frade
24. 2 latas de feijão manteiga
25. mostarda
26. piripiri
27. ½ dúzia de ovos
28.fruta variada

Ingredientes que devem fazer parte do seu frigorífico:
1.margarina vegetal
2.yogurtes
3.cenoura
4.tomate
5.alface
6.cabeça de nabo
7.abóbora
8.couve, espinafres ou qualquer outro vegetal que lhe permita fazer sopa.
9.pimento vermelho
Nota: os vegetais frescos não devem ser guardados durante muito tempo no frigorífico porque vão perdendo qualidades. Por isso, aconselho a comprar o estritamente necessário, ou então logo que os compre lave-os, arranje-os e congele-os e assim será o melhor método de os conservar. O congelamento é extremamente prático porque evita desperdícios e temo-los sempre à mão Pode congelar tomate maduro (substitui o tomate de lata), abóbora, gorgete, pimento vermelho, alho francês, espinafres, nabiças, cogumelos, coentros, salsa etc. Se não quiser ter trabalho compre congelados, apenas, aqueles que achar que consome mais lentamente.

Ingredientes que deve ter no seu congelador:
1.pão fatiado ou carcaças
2.peixe, pelo menos duas ou três variedades
3.carne de frango, perú , pato, porco, coelho ou novilho ( quando a comprar peça, no talho, para lha arranjarem conforme desejar, pois vai poupar muito tempo.
4.base para sopas
5.vegetais congelados

Depois de ter os produtos e os utensílios necessários é só ter confiança em si, pensar que é um grande cozinheiro/a, adaptar a receita ao seu gosto pessoal, colocando o sal e as diferentes especiarias em quantidades abaixo das indicadas na receita, que está a seguir, e aumentá-las de acordo com o seu gosto. Com o andar do tempo vai cozinhar sem ser necessário seguir, com rigor as quantidades.

Então, mãos à obra!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Entrecosto no Forno doce - Sweet Ribs

Esta é a segunda. Durante uns breves dias vou estar à frente da minha mãe, isto porque ainda não lhe expliquei como colocar as belas receitas que já criou.

Hoje vou vos apresentar uma receita que gosto muito de comer. É facil, simples de cozinhar e claro foi a minha mãe que me a ensinou :)

Ingredientes:
- entrecosto (8 pedaços)
- dentes de alho ou pasta de alho (versão sem trebalho)
- pimentão vermelho
- duas colheres de sopa de manteiga ou de uma gordura light qualquer.
- sal ao gosto de cada
- mel
- vinagre

Preparação:

Colocam o entrecosto numa travessa de vidro. Numa malga colocam a manteiga ou gordura light e levam ao microondas por um breve momento, o suficiente para tornar a manteiga maleável. Depois misturam o alho esmagado (8 dentes) ou pasta de alho (6 colheres de chá), o sal ao gosto, e uma colher de sopa de pimentão vermelho. Tomam coragem, lavam as mãos primeiro e misturam isto tudo com elas. Depois vão esfregar o entrecosto com esta pasta de forma que fique todo coberto. Coloquem todo.

Colocam a travessa no forno a 180º. Depois disso, pegam noutra malga e colocam mel, umas duas ou 3 colheres de sopa. Como o mel é muito espesso vamos colocar vinagre e ir misturando até obter um líquido com menos espessura. Depois peguem num pincel (convém que seja um culinário) e vão pincelando o entrecosto à medida que vai sendo assado. Façam como umas três rodadas sendo que a ultima deverá ser a que colocam mais e quando o entrecosto está quase cozinhado. Se não quiserem se preocupar com este pormenor, pincelem quando vos apetecer.

Tirar do forno para o prato e podem acompanhar com batas feitas no forno, que cozinham ao mesmo tempo do entrecosto.

As Sweet Ribs, famosas nos EUA e Reino Unido, são feitas da mesma forma. Em vez do mel, usem Molho Barbecue. O efeito é diferente mas igualmente saboroso.

Tentem, sai sempre bem.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Frango com Cerveja

Esta é a primeira receita e feita pelo Filho Diogo, é uma das minha preferidas quando tenho gente em casa e não quero perder tempo (como sempre :) )
Ingredientes (para 4 pessoas):
800 gramas de frango (frango de fricassé)
1 pacote de sopa de cebola
1 pacote de cogumelos frescos
40cl de cerveja
1 cebola
Preparação
preparem primeiro a sopa num tacho à parte onde fazem a sopa (para isso seguir as instruções do pacote). Paralelamente comecem a tirar as peles ao frango e a coloquem os pedaços de frango num segundo tacho. Temperar com um pouco de sal, pimenta e alho em pó (quantidade ao gosto. se não sabem melhor colocar menos e depois ir provando e colocar mais conforme a preferência de cada um). Após a sopa estar pronta, colocar o liquido no tacho onde está o frango. Coloquem a cerveja e a cebola (que devem cortar em tiras, maiores ou menores conforme o gosto.). Coloquem ao lume e quando começar a ferver, colocar os cogumelos. Deixar em lume alto até o frango estar cozinhado. Vão provando e decidam se necessitam de colocar mais algum condimento.
Poderão acompanhar com puré de pacote que também é simples de fazer e basta seguir as indicações nele inscritas. Eu não costumo colocar a manteiga que sempre é pedida, fica mais saudável.

Espero que tenham gostado. Sem têm derivações ou comentários à receita, estamos aqui para aprender